quarta-feira, 18 de maio de 2011

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Você sofre de ansiedade?? Eu sofro!! rss
Dificil qdo se ouve dizer que alguem não sofre de ansiedade, ai vai algumas dicas de como controlar essa vilã!! rss 

 

Saiba quais alimentos podem ajudar a controlar a ansiedade
A ansiedade, quando não exagerada, é normal. Mas, infelizmente, com a correria dos dias de hoje, a grande maioria da população acaba sofrendo desse mal. Algumas terapias complementares têm tentado auxiliar no controle dessa sensação, que quando em excesso, provoca estresse profundo, o que faz muito mal ao organismo. Uma delas, que trabalha com o reequilíbrio bioenergético, aliado a uma reorientação alimentar, melhora a qualidade de vida e ajuda muito no controle da ansiedade, a Bioenergopatia. 

Os vilões da ansiedade, que devem ser evitados a todo custo, são os preferidos dos ansiosos: chocolate, café e açúcar. Muitas pessoas acreditam que o chocolate traz a sensação de bem-estar, mas, na verdade, o chocolate alivia momentaneamente a sensação de nervosismo. O efeito é comprável a uma droga, depois que passa a sensação de “relaxamento “ a ansiedade volta e com mais intensidade. 

Segundo Geraldo Medeiros Jr, biólogo e terapeuta bioenergopata, alguns alimentos têm substâncias com o poder de ajudar no controle dessa sensação ruim que é a ansiedade. 

“Uma dica é preferir alimentos ricos em triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar, principalmente no café da manhã”, afirma. São eles: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel, também são boas pedidas. 
“A partir do momento que a ansiedade não consegue mais ser mantida em níveis normais, notamos sua interferência direta na saúde e na capacidade de realização, podendo afetar também a respiração, e até a vitalidade do indivíduo”, explica Geraldo Medeiros Jr. 




Outras dicas podem ser seguidas por quem quer se livrar da ansiedade:
  • Procure facilitar todas as condições para ter uma excelente noite de sono
  • Alimente-se corretamente no café da manhã com fontes de triptofano, substância responsável pela promoção da sensação de bem-estar
  • Faça um alongamento durante o banho matinal, para facilitar a entrada do ar nos pulmões e, conseqüente, a oxigenação do sangue
  • Durante o trabalho tire alguns períodos para pequenos alongamentos e pausas para relaxar
  • Não sofra por antecipação. Os acontecimentos são frutos de sua postura mental. Se não puder controlá-los, controle a sua reação perante os fatos.
  • Lembre-se: mantenha a mente calma e poderá encontrar muitas possibilidades para resolver suas questões.

2 comentários:

  1. E eu que pensava que o chocolate era o meu amigo nas crises de ansiedade... Que decepção! =/

    Abraços,
    Carol
    http://bembemsimples.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cris,

    vim te convidar a participar do sorteio que está acontecendo no meu blog!

    Um grande abraço,
    Carol :)
    http://bembemsimples.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita... Ficarei mto feliz se vc deixar seu comentario!! ^^
Devido ao fato de algumas pessoas não conseguirem comentar logadas, deixei selecionado para q qquer um possa comentar, porem essas mesmas pessoas, se identificam... por favor, identifique-se... comentarios sem qquer identificação serão deletados
Grata

Widget by SemNome