quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Créditos, Plágio e Direitos Autorais



Ontem ocorreu algo que me fez refletir...
Em minha ultima postagem, postei um texto de Pedro Bial – Mude.
E na verdade descobri que naum é dele...
“Comprei” como se fosse entende?

Não sei como o verdadeiro dono – Edson Marques – veio parar no meu blog ontem!
Mas se ele realmente é o dono desse texto, estou lisongeada de te-lo aqui!
No mesmo momento acrescentei o nome dele ao titulo da postagem.

Ai fiquei pensando...
Será que os créditos que damos aos textos que publicamos sempre são os corretos?
Se eu criar uma frase maravilhosa e colocar meu nome, talvez, poucas pessoas notem, mas se eu colocar ao final da frase Clarisse Lispector, por exemplo, a frase vai bombar.
Bom pra ela, ruim pra mim, logico...

Mas isso naum pode ser usado como artificio para agumas pessoas ganharem creditos?
Alguem que não conhece Edson Marques, postou em algum lugar o texto dele como se fosse de Pedro Bial e olha quantas pessoas copiaram errado!

Me fez pensar tb que algumas coisas que eu posto aqui, sempre tem alguem que pode gostar, copiar e postar dizendo ser seu.
É complicado, pois como vou vigiar minhas publicações para q não sejam plagiadas?
Pedimos para que deem os creditos, mas eu mesma cometi um erro ontem, por “comprar” com creditos errado.
Nesse caso ele me achou e me corrigiu, imagina se eu colocasse q era meu?

Por isso, aos que não gostam de dar os creditos e aos plagiadores, CUIDADO... plagio é crime. De os creditos mesmo que errado, como eu fiz (sem saber)... NUNCA diga que é seu algo que não é!
OK?



PS: eu sempre dou os creditos nas postagens e qdo naum sei de quem é tb aviso que desconheço a autoria!

BOA QUINTAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
^^

20 comentários:

  1. Só os mediocres são capazes de plagiar!!!


    Abraço!
    AL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Os ignorantes com tamanha falta de capacidade.

      Excluir
  2. Vou responder como educadora e pessoalmente.

    1. Eu acho que tb não é bom para quem é dada arbitrariamente a autoria do que quer que seja, não sendo a pessoa o autor de tal coisa, ainda que seja algo maravilhoso, pois o bom, o bonito, é pessoal, envolve estilo, opinião, postura, crenças, imagem...
    Eu não gostaria de ter minha autoria em nada do que eu não tenha dito, escrito, desenhado etc.

    2. Há que se ter muito cuidado, checar em fontes seguras, para usar o Google há que se ter discernimento. Livros, fundações, órgão públicos são as melhores fontes, nem site dos próprios autores são totalmente seguros, quem te garante que o site é mesmo do autor ?
    Quem te garante que o autor que aqui se apresentou é mesmo o autor do texto, não estou dizendo que não é, estou só indagando qt a vc ter checado, se certificado.

    3. Não sabe a autoria com certeza, põe só entre aspas, esse é meu conselho.
    Abaixo o plágio, abaixo aos erros de autoria!

    Beijos poéticos e azuis :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Cris, eu te dou uma dica para saber quem copiou os seus textos.
    Peguei o site que ta explicando como saber quem copiou meu blog.
    link: http://www.dicasparablogs.com.br/2009/03/como-saber-quem-copiou-meu-blog.html

    Att

    Cristiane

    ResponderExcluir
  4. Leio em vários blogs esse mesmo problema, mas ainda não tinha encontrado ninguém que tivesse passado por tal.
    Serve de alerta e engrosso o coro: Diga não ao plágio.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Plágio é crime. Você fez a sua parte citando o "suposto" autor. Agora se o cara não tem a decência de falar em rede nacional que o texto não é dele, aí fica complicado. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Isso é bastante comum acontecer. A maioria dos textos que recebo por email são dados a Arnaldo Jabor ou Luis Fernando Veríssimo, que posteriormente publicam uma nota dizendo que não lhes pertence. Enfim, eu não entendo a razão de uma pessoa escrever algo e dar créditos a outrem. É não confiar no próprio 'taco'.

    Entretanto, a internet tem esse lado negativo. Já encontrei frases minhas largadas por aí com créditos indevidos. Por isso sou o ideal é retirar do site do próprio autor ou obra (livro). Sair dando Ctrl C Ctrl V é arriscado.

    Bjs

    Bem vinda ao meu espaço,
    Mih

    ResponderExcluir
  7. Oi...
    coloquei o seu blog na minha lista de blogs preferidos
    http://maosdemocas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. "Se eu criar uma frase maravilhosa e colocar meu nome, talvez, poucas pessoas notem, mas se eu colocar ao final da frase Clarisse Lispector, por exemplo, a frase vai bombar."

    disse tuuuudo agora. A verdade é que tem muitos folgadinhos por aí que deve achar mais bonito dizer que é deles, já que eles não criam eles copiam ou tem preguiça de procurar a autoria, e vai assinando em baixo.

    bjs:*

    ResponderExcluir
  9. Olá!Boa noite!
    Belo texto! Descreveu bem o ocorrido com você!
    Penso que, muitos confundem que textos e imagens, por estarem na Internet, são de domínio público, o que não é verdade, pois possuem direitos e licenças de utilizações!Precisamos estar atentos à isto!
    Muito obrigado pela participação e comentário m meu blog!Fiquei muito feliz e honrado!
    Boa sexta!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris estava nos sonhos de Vanessa e vi voce e pensei ser uma Cris sumida da net,rsrs, que fica lá do outro lado mar.E vim aqui e deparei com este texto,que é justamente o que escrevi esta semana,A Cesar o que é Cesar.Parabens, assino com voce.Meu abraço.

    ResponderExcluir
  11. Belo post Cris, nos faz refletir e de certa forma, nos alertar tbm.
    Sempre que formos postar algum texto de alguém devemos checar a autoria.
    Eu tenho essa preocupação com os meus textos, pois o meu Blog é todo com textos meus, mas vai de cada um né...


    Beijoos

    ResponderExcluir
  12. Cris, é bom lembrar sobre o plágio.Tem muitas pessoas que não ligam pra isso e acham que ninguém se importa com o que é postado nos blogues. Eu tenho o máximo cuidado a respeito disso.Direitos autorais de imagens também, é muito importante, nem toda imagem da internet é sem dono. Valeu pelo post.
    Um grande bjo, ótimo fds!
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu nem acredito nisso!!
    Vc tem certeza que nao é de Pedro Bial?
    Pq eu postei essa cronica a muito tempo atras no meu blog,
    e coloquei como dele tbm....
    E eu tinha encontrado a cronica em um site bem conhecido e "seguro".
    Bjus querida!!

    ResponderExcluir
  14. Também penso muito nisso, na apropriação indevida de coisas que os outros fazem e no quanto tudo que publicamos e é realmente nosso, quando cai na internet, fica tão exposto e frágil... Contraditório, eu sei.
    Bom fim de semana,

    www.arteamiga.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Querida!!

    Já aconteceu isso comigo,com o poster com título: A pedra, coloquei o texto como desconhecido,pois não achava o dono, e o dono apareceu e hoje somos amigos!!! Arrumei o poster e foi ótimo, pois acho um absurdo essa falta de respeito com os autores!!
    Outro que descobri foi o poster com o titulo: Casa Arrumada, muitas pessoas pensam ser de Carlos Drummond de Andrade mas não é! A autoria é de Lena Gino!

    Hoje fiz uma gaveta, com o titulo: Autores amigos(as), pois é uma forma de fazer uma homenagem para meus amigos autores da blogosfera, onde visito e admiro suas casinhas e seus textos!!!

    P.S: Amei o visual do Blog em estilo e clima do carnaval!!!

    Tenha um Lindo Fim de Semana!!
    Paz e Luz!!

    ResponderExcluir
  16. Cris, estou com você e não abro. Sinto muita indignação quando vejo que tantas pessoas não têm o cuidado de dar o devido crédito as fotos e textos que colocam em seus blogs. Não só pq seja um crime determinado pela lei, mas principalmente pq pra mim é imoral não ter respeito pela criação do outro.

    Seu texto é muito interessante pois é algo que nunca tinha pensando - dar o crédito para a pessoa errada. Pelo menos nesse caso o erro foi feito de boa fé. Nesse caso acho que tem perdão :)

    ResponderExcluir
  17. Cris, de fato ainda não há a possibilidade de uma vigilância sobre plágios na internet. Isso é complicado e acho que é mais importante a gente agir corretamente e dar o exemplo como você o fez. Não adianta muito estardalhaço porque a gente acaba por promover o autor do plágio. Fiz uma postagem sobre isso e citei que o Luis Fernando Veríssimo tem comentado que encontra um monte de textos dele na internet e na realidade ele nunca viu o texto. Não é dele. Por que isso???? Difícil entender, não é?
    Beijo no coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita... Ficarei mto feliz se vc deixar seu comentario!! ^^
Devido ao fato de algumas pessoas não conseguirem comentar logadas, deixei selecionado para q qquer um possa comentar, porem essas mesmas pessoas, se identificam... por favor, identifique-se... comentarios sem qquer identificação serão deletados
Grata

Widget by SemNome